LIVRO DE DEUTERONÔMIO


Autor: Moisés
Data : Cerca de 1405 a.C. Tema : Renovação do Concerto
NOME: Derivado das palavras gregas, deuteros, que significa "segunda", e nomos, "lei".
Ou seja, SEGUNDA LEI ou melhor dizendo REPETIÇÃO DA LEI dadas antes.

Registra as palavras finais de Moisés aos israelitas antes deles entrarem na terra prometida. Tinha por desafio obedecer ao Senhor fielmente e rejetar todas as formas de idolatria.
Em EXODO, LEVÍTICO e NÚMEROS as leis forma dadas conforme a necessidade da ocasião a um povo encampado no deserto
Em DEUTERONÔMIO essas leis foram REPETIDAS a uma NOVA GERAÇÃO que iria brevemente morar em casas, vilas e cidades. Moisés cumprira sua missão.

Moisés morre, JOSUÉ assume.

O discursos de Moisés (Deuteronômio) foram proferidos durante os dois meses que Israel passou acampado nas planícies de MOABE em 1451 aC.

EXODO - livro da REDENÇÃO
LEVÍTICO - livro da ADORAÇÃO
NÚMEROS - livro de SERVIÇOS e ORDEM

Considerações Preliminares
O título "Deuteronômio" vem da Septuaginta e significa "Segunda Lei". O livro consiste nas mensagens de despedida de Moisés, nas quais ele sumariou e renovou o concerto entre Deus e Israel, para o bem da nova geração de israelitas. Tinham chegado ao fim da peregrinação no deserto e agora estavam prontos para entrarem na terra de Canaã. A nova geração, na sua maior parte, não tinha lembrança pessoal da primeira Páscoa, da travessia do mar Vermelho, nem da outorga da lei no monte Sinai.

Careciam de uma narração inspirada do concerto de Deus, da sua lei e da sua fidelidade, bem como uma renovada declaração das bênçãos resultantes da obediência e das maldições da desobediência. Enquanto o livro de Números registra as peregrinações no deserto, da rebelde primeira geração de israelitas, abrangendo um período de trinta e nove anos, Deuteronômio abrange um período de talvez um só mês, numa só localidade, nas planícies de Moabe, diretamente a leste de Jericó e do rio Jordão.
Deuteronômio foi escrito por Moisés (31.9,24-26; cf. 4.44-46; 29.1) e entregue a Israel como um documento do concerto, para ser lido por extenso diante de todo o povo, a cada sete anos (31.10-13).
É provável que Moisés tenha completado o livro pouco antes da sua morte, cerca de 1405 a.C. A autoria mosaica de Deuteronômio é atestada:
  1. pelo Pentateuco judaico e samaritano;
  2. pelos escritores do AT (e.g., Js 1.7; 1 Rs 2.3; 2 Rs 14.6; Ed 3.2; Ne 1.8,9; Dn 9.11);
  3. por Jesus (Mt 19.7-9; Jo 5.45-47), bem como escritores do NT (At 3.22,23; Rm 10.19);
  4. por eruditos cristãos antigos;
  5. por eruditos conservadores contemporâneos; e
  6. pelas evidências internas do livro (e.g., semelhança, na estrutura literária, com textos de pactos seculares de vassalagem do século XV a.C.).
O relato da morte de Moisés (cap34) evidentemente foi acrescentado logo após sua ocorrência (mais provavelmente por Josué) como um tributo merecido a Moisés, servo do Senhor.
Propósito
O propósito original de Moisés ao proferir seus discursos diante da nova geração de Israel, antes de entregar as rédeas do governo a Josué para efetuar a conquista de Canaã, foi exortar e instruir os israelitas a respeito:
  1. dos atos poderosos de Deus e as suas promessas;
  2. seus deveres segundo o concerto: a fé e a obediência; e
  3. a necessidade de dedicarem-se ao Senhor, para andarem nos seus caminhos, amá-lo e honrá-lo de todo coração, alma e forças.
Visão Panorâmica
Com toda sua devoção, Moisés recapitulou e renovou o concerto de Deus com Israel, mormente através de seus três discursos inspirados.
  1. O primeiro discurso de Moisés recontou a história e o fracasso de Israel desde o monte Sinai e conclamou a nova geração a temer a Deus e a obedecer-lhe (1.6—4.43).
  2. O segundo discurso de Moisés recapitulou e focalizou muitas leis do concerto, que tratavam de assuntos como a observância do sábado, o culto, os pobres, as festas sagradas anuais, a herança e os direitos de propriedade, a imoralidade sexual, senhores e servos, e a administração da justiça (4.44—26.19).
  3. No seu terceiro discurso, Moisés profetizou bênçãos e maldições que teriam os israelitas, conforme sua obediência ou desobediência ao Senhor, segundo o concerto (27.1—30.20). Os caps. finais incluem a designação de Josué por Moisés como seu sucessor e um testemunho sobre a morte de Moisés (31.1—34.12).
Temos quatro fatos principais em Deuteronômio.
  1. Ele proveu à nova geração de israelitas prestes a entrar em Canaã, o alicerce e motivação necessários para herdarem a terra prometida, ao realçar a natureza de Deus e seu concerto com Israel.
  2. É "O Livro de Repetição da Lei", no qual, Moisés, o dirigente de Israel, já com 120 anos de idade, reafirmou e resumiu (em forma de sermão) a palavra do Senhor contida nos quatro livros anteriores, do Pentateuco.
  3. É "O Livro das Memórias". Uma admoestação típica de Deuteronômio é: "Lembra-te, e não te esqueças". Em vez de apresentar novas verdades, Deuteronômio exorta Israel a conservar e obedecer à verdade de Deus já revelada, e entregue como sua Palavra absoluta e imutável.
  4. Um ponto predominante no livro é a fórmula "fé-mais-obediência". Israel foi conclamado
a confiar em Deus de modo irrestrito e a obedecer aos seus mandamentos sem vacilação. A fé-mais-obediência capacitaria os israelitas a herdar as promessas na plenitude da bênção de Deus. A falta de fé e de obediência, por outro lado, traria o ciclo do fracasso e do julgamento.
O Cumprimento no NT
Quando Jesus foi tentado pelo diabo, Ele respondeu, citando trechos de Deuteronômio (Mt 4.4,7,10, cf. Dt 8.3; 6.13,16). Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da lei, sua resposta veio de Deuteronômio (Mt 22.37; cf. Dt 6.5). Quase cem vezes, os livros do NT citam Deuteronômio, ou a ele aludem. Uma nítida profecia messiânica deste livro (18.15-19) é citado duas vezes em Atos (3.22,23; 7.37). O cunho espiritual de Deuteronômio é fundamental à revelação do NT.
OCASIÃO HISTORICA: A geração passada de Israel havia perecido no deserto. Era importante, então, que a lei fosse repetida e exposta à nova geração antes que esta entrasse na Terra Prometida.
CONTEUDO: Uma série de discursos e exortações dadas por Moisés nas planícies de Moabe, antes da travessia do Jordão, 1:1.
TEMA PRINCIPAL: Repetição das leis proclamadas no Sinai, com um chamado à obediência, mesclado com a lembrança das experiências da geração passada.
PENSAMENTO CHAVE: O requisito divino da obediência, 10:12-13.
Advertências.
Recordação do concerto
Advertências sobre o futuro
Bençãos e Maldições
Despedida de Moisés
SINOPSE
1) Lembrança do relacionamento de Deus com Israel no passado, caps. 1-4.
2) Repetição do Decálogo e referências à eleição de Israel como povo separado, obediente aos mandamentos divinos, caps. 5-11.
3) Um código de leis que devem ser guardadas em Canaã, caps. 12-26.
4) Bênçãos pronunciadas sobre a obediência e maldições sobre a desobediência. A morte e a vida expostas perante o povo, caps. 27-30.
Esboço
Introdução (1.1-5)
I. Primeiro Discurso de Moisés: Relato da História Recente de Israel (1.6—4.43)
A. A Partida do Monte Sinai (1.6-18)
B. A Incredulidade em Cades-Barnéia (1.19—46)
C. As Jornadas no Deserto (2.1-15)
D. A Chegada às Planícies de Moabe (2.16—3.29)
E. A Exortação à Obediência (4.1-43)
II. Segundo Discurso de Moisés: Principais Deveres do Concerto (4.44—26.19)
A. Os Dez Mandamentos (4.44—5.33)
B. O Monoteísmo e os Imperativos (6.1-25)
C. Mandamentos, Promessas e Advertências (7.1—11.32)
D. Mandamentos Concernentes à Adoração (12.1-32)
E. Mandamentos Concernentes aos Falsos Profetas (13.1-18)
F. Mandamentos Concernentes aos Alimentos, Dízimos e ao Ano Sabático (14.115.23)
G. Mandamentos a Respeito das Festas Sagradas Anuais (16.1-17)
H. Mandamentos a Respeito das Autoridades (16.18—18.22)
I. Leis Civis e Sociais (19.1—26.19)
III. Terceiro Discurso de Moisés: Renovação e Ratificação do Concerto (27.1—30.20)
A. Obrigações Solenes de Israel (27.1-26)
B. Promessas de Bênçãos por Obediência, e de Maldições por Desobediência (28)
C. Confirmação do Concerto e Exortações Pertinentes (29.1—30.20)
IV. Os Atos Finais de Moisés e Sua Morte (31.1—34.12)
A. Moisés Dá Instruções a Israel e Designa Josué em Seu Lugar (31.1-29)
B. O Cântico de Moisés (31.30—32.47)
C. As Instruções de Deus a Moisés (32.48-52)
D. Moisés Abençoa as Tribos (33.1-29)
E. Morte e Sepultamento de Moisés, e Conclusão (34.1-12)

Fonte:
Bíblia de Estudo Plenitude, Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Estudo do Evangelista, Bíblia de Estudo Almeida, Bíblia de Estudo Vida, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Bíblia de Estudo Thompson.

0 comentários:

Postar um comentário