LIVRO DE GÊNESIS


Autor: Moisés
Data: Cerca de 1445-1405 a.C. Tema: os inícios, origens, o começo

O LIVRO DAS ORIGENS

Narra os eventos que abrangem um período de 2369 anos.
- Da criação ao Dilúvio - 1656 anos
- Do Dilúvio à chamada de Abraão - 428 anos
- O resto da vida de Abraão - 100 anos
- Da morte de Abraão à de Isaque - 105 anos
- Da morte de Isaque à de Jacó - 27 anos
- Da morte de Jacó à de José - 54 anos

É um registro da origem do nosso Universo, do gênero humano, do pecado, da redenção, da vida em família, da corrupção da sociedade, das nações, dos diferentes idiomas, da raça hebraica, etc. Os primeiros capítulos do livro têm estado continuamente sob fogo da crítica moderna, mas os fatos que apresentam, quando corretamente interpretados e entendidos, jamais têm sido negados. Não é propósito do autor de Gênesis dar um relato detalhado da criação. Ele dedica somente um capítulo a esse tema (só um esboço contendo alguns fatos fundamentais), enquanto dedica trinta e oito capítulos à história do povo escolhido.
Gênesis inicia com a formação do sistema solar, os preparativos para a terra, para a sua habitação e a criação da vida. A criação teve oito atos e foram executados em seis dias. 1 e 2

Cap. 1 ao 11 – teremos muitas dúvidas e interrogações. Calcula-se que o tempo de história seja maior condensado que o resto da Bíblia toda. Quanto tempo levou entre a criação do homem e ele pecar?

Para muitas coisas na Bíblia é preciso saber o propósito de Deus. Os dez primeiros capítulos explicam as origens de muitas qualidades misteriosas da vida, a sexualidade humana, o matrimônio, o pecado, a doença, as dores do parto, a morte, a ira de Deus, a inimizade do ser humano contra ele mesmo, e a dispersão das raças e línguas.

A partir do cap. 12 relata-se o chamado de Abraão e a inauguração do concerto de Deus com ele, glorioso e eterno que foi renovado com Isaque e Jacó. Gênesis é impressionante pela forma característica de sua narrativa realçada pelo relato inspirador de José e a multiplicação do povo de Deus. Trata da eleição divina recontado por Paulo em Rm 9. Gênesis antecipa o N.T. em muitas maneiras: o próprio Deus pessoal, a Trindade, a instituição do matrimônio, a seriedade do pecado, o julgamento divino e a justificação pela fé. Gênesis conclui com a benção de Jacó sobre Judá, de cuja tribo viria o Messias. Gn 49:10
A árvore da vida perdida em Gênesis é restaurada em Ap. 22.

Considerações Preliminares
É muito apropriado o lugar que Gênesis ocupa como o primeiro livro do AT, servindo de introdução básica à Bíblia inteira. O título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: bereshith ("no princípio"). O título "Gênesis", como aparece em nossas Bíblias, é a tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa "a origem, fonte, criação, ou começo dalguma coisa". Gênesis é "o livro dos começos". O autor de Gênesis não é mencionado em nenhuma parte do livro. O testemunho do restante da Bíblia, porém, é que
Moisés foi o autor de todo o Pentateuco (os cinco primeiros livros do AT) e, portanto, de Gênesis (1 Rs 2.3; 2 Rs 14.6; Ed 6.18; Ne 13.1; Dn 9.11-13; Ml 4.4; Mc 12.26; Lc 16.29,31; Jo 7.19-23; At 26.22; 1 Co 9.9; 2 Co 3.15). Além disso, os antigos escritores judaicos e os primeiros dirigentes da igreja são unânimes em testificar que Moisés foi o escritor de Gênesis. Uma vez que o relato de Gênesis no seu todo é de data anterior a Moisés, o papel deste ao escrever Gênesis foi, em grande parte, reunir sob a inspiração do Espírito Santo, todos os registros escritos e orais disponíveis, desde Adão até a morte de José, como os temos hoje preservados em Gênesis. Uma possível indicação de Moisés ter utilizado registros históricos existentes ao escrever Gênesis, é a repetida expressão através do livro: "estas são as gerações de" (hb. e’lleh toledoth), que também admite a tradução: "estas são as histórias por" (ver 2.4; 5.1; 6.9; 10.1; 11.10,27; 25.12,19; 36.1,9; 37.2).

Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história da humanidade e a origem do povo hebreu, bem como o concerto entre Deus e os hebreus através de Abraão e os demais patriarcas. O Senhor Jesus atestou no NT a fidedignidade histórica de Gênesis como Escritura divinamente inspirada ( Mt 19.4-6; 24.37-39; Lc 11.51; 17.26-32; Jo 7.21-23; 8.56-58) e os apóstolos (Rm 4; 1Co 15.21,22,45-47; 2 Co 11.3; Gl 3.8; 4.22-24,28; 1 Tm 2.13,14; Hb 11.4-22; 2 Pe 3.4-6; Jd 7,11). Sua historicidade continua sendo confirmada pelas descobertas arqueológicas modernas. Moisés foi notavelmente bem preparado, pela sua educação (At 7.22) e por Deus, para escrever esse incomparável livro da Bíblia.

Propósito
Gênesis provê um alicerce essencial para o restante do Pentateuco e para toda a revelação bíblica subseqüente. Preserva o único registro fidedigno a respeito dos começos do universo, da humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel e da história da redenção. Foi escrito de conformidade com o propósito de Deus a fim de dar ao seu povo segundo o concerto, tanto do AT quanto do NT, uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da morte, do julgamento, do concerto e da promessa da redenção através do descendente de Abraão.
Visão Panorâmica
Gênesis divide-se naturalmente em duas grandes partes.
  1. Os caps. 1 a 11
  2. fornecem uma visão geral, partindo de Adão até Abraão, e concentra-se em cinco eventos memoráveis.
  1. A Criação: Deus criou todas as coisas, inclusive Adão e Eva, os quais Ele colocou no Jardim do Éden (1 e 2).
  2. A Queda: Adão e Eva, pela sua transgressão, introduziram na história humana a maldição do pecado e da morte (cap. 3).
  3. Caim e Abel: Esta tragédia colocou em movimento as duas correntes básicas da história: a civilização humanista e um remanescente redentor ( 4 e 5).
  4. Dilúvio Universal: O mundo antigo se tornara tão iníquo até os tempos da geração de Noé, que Deus o destruiu por meio de um dilúvio universal, e poupou somente o justo Noé e sua família, como remanescentes (6 a 10).
  5. A Torre de Babel. Quando o mundo pós-diluviano unificou-se em torno da idolatria e da rebelião, Deus o dispersou, ao confundir seu idioma e cultura, e ao espalhar a raça humana por toda a terra (cap. 11).
B) Os caps. 12 a 50 registram os começos do povo hebreu e focalizam o contínuo propósito divino da redenção, através da vida dos quatro grandes patriarcas de Israel — Abraão, Isaque, Jacó e José. A chamada de Abraão por Deus (cap. 12) e o relacionamento pactual de Deus com ele e com seus descendentes, formam o começo de fato da realização do propósito divino concernente ao Redentor e à redenção, na história humana. Gênesis termina com a morte de José e a iminente escravidão de Israel no Egito.

Temos sete características em Gênesis.
  1. Foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito (com a possível exceção de Jó) e registra o começo da história da humanidade, do pecado, do povo hebreu e da redenção.
  2. A história contida em Gênesis abrange um período de tempo maior do que todo o restante da Bíblia, e começa com o primeiro casal humano; dilata-se, abrangendo o mundo antediluviano, e a seguir limita-se à história do povo hebreu, o qual semelhante a uma torrente, conduz à redenção até o final do AT.
  3. Gênesis revela que o universo material e a vida na terra são categoricamente obra de Deus, e não um processo independente da natureza. Cinqüenta vezes nos caps. 1 e 2, Deus é o sujeito de verbos que demonstram o que Ele fez como Criador.
  4. Gênesis é o livro das primeiras coisas — o primeiro casamento, a primeira família, o primeiro nascimento, o primeiro pecado, o primeiro homicídio, o primeiro polígamo, os primeiros instrumentos musicais, a primeira promessa de redenção, e assim por diante.
  5. O concerto de Deus com Abraão, que começou com a chamada deste (12.1 a 3), foi formalizado no cap. 15, e ratificado no cap. 17, e é da máxima importância em toda a Bíblia.
  6. Somente Gênesis explica a origem das doze tribos de Israel.
  7. Revela como os descendentes de Abraão, por fim, se fixam no Egito (durante 430 anos) e assim preparam o caminho para o êxodo, o evento redentor central do AT.
O Cumprimento no NT
Gênesis revela a história profética da redenção, e o Redentor que virá através da descendência da mulher (3.15), das linhagens de Sete (4.25,26), e de Sem (9.26,27), e da descendência de Abraão (12.3). O NT aplica 12.3 diretamente à provisão da redenção que Deus realizou em Jesus Cristo (Gl 3.16,39). Muitos personagens e eventos de Gênesis são mencionados no NT com relação à fé e à justiça (Rm 4; Hb 11.1-22), ao julgamento divino (Lc 17.26-29,32; 2 Pe 3.6; Jd 7,11a) e à pessoa de Cristo (Mt 1.1; Jo 8.58; Hb 7).
TEMA PRINCIPAL. O pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja história primitiva ali se descreve.

PRIMEIRA PROMESSA MESSIÂNICA, 3.15

SINOPSE
I. A história da criação
a) Do nosso Universo, 1:1-25
b) Do homem, 1:26-31; 2:18-24

II. A história do homem primitivo

a) A tentação e a queda, a personalidade e o caráter do tentador, o castigo do pecado, e a promessa do Redentor vindouro, cap. 3.
b) A história de Caim e Abel, cap. 4
c) A genealogia e morte dos patriarcas, cap. 5
d) Os sucessos relacionados com o dilúvio, caps. 6 a 8
e) A aliança do arco-íris e o pecado de Noé, cap. 9
f) Os descendentes de Noé , cap. 10
g) A confusão da língua em Babel, cap. 11

III. A história do povo escolhido

1) A vida de Abraão
a) Seu chamado divino, cap. 12
b) A história de Abraão e Ló, caps. 13 e 14
c) As revelações divinas e as promessas a Abraão, particularmente a promessa de um filho, da posse da Terra Santa, e de uma grande posteridade, caps. 15 a 17.
d) Sua intercessão em favor das cidades da planície, e a destruição delas, caps. 18 a 19
e) Sua vida em Gerar, o cumprimento da promessa de um filho no nascimento de Isaque, 20 a 21
f) A prova da sua obediência quando da ordem divina de sacrificar a Isaque, cap. 22

2) A vida de Isaque
a) Seu nascimento, 21.3
b) Seu casamento, cap. 24
c) O nascimento de seus filhos Jacó e Esaú, 25:20 a 26
d) Seus últimos anos, caps. 26 e 27
3) A vida de Jacó
a) Sua astúcia para adquirir o direito de primogenitura 27:1 a 29
b) Sua visão da escada celestial, 28:10 a 22
c) Os incidentes com o seu matrimônio e sua vida em Padã-Arã, caps. 29 a 31
(4) A vida de Esaú
(5) A vida de José, os últimos dias de Jacó, e a descida ao Egito da família escolhida, caps. 37 a 50

NOME PREEMINENTES RELACIONADOS:
Adão e Eva, Caim e Abel
Abraão e Ló, Isaque e Ismael,
Esaú e Jacó, José e seus filhos.

CINCO GRANDES PERSONAGENS ESPIRITUAIS
1) Enoque, o homem que "caminhou com Deus"
2) Noé, o construtor da arca
3) Abraão, o pai dos fiéis
4) Jacó, o homem cuja vida foi transformada pela oração
5) José, o filho de Jacó, que de escravo se tornou em governador do Egito.

A LIÇÃO DAS IDADES. A Bíblia começa com a humanidade arruinada:
  • O paraíso Perdido, cap. 3.
  • A instituição do plano de salvação, cap. 3.
  • A Bíblia termina com a promessa cumprida: o paraíso. Recuperado.
AION
1o DIA DA CRIAÇÃO
Não temos como definir o período, não era um dia de 24 horas como o nosso. Quem rege o dia de 24 horas é o sol, porém na Bíblia o sol só foi criado no 4o dia (período da criação).
Cap. 6 – 1o versículo - fala das duas linhagens:
LINHAGEM ÍMPIA –
TUBAL CAIM – 1o homem a fazer armas brancas
JABAL – 1o homem a trabalhar com gados
Produziam instrumentos musicais, criavam músicas.
LINHAGEM PIEDOSA –
ENOS – 1o homem a reunir pessoas para adorar a Deus, foi o 1o Pastor.
DILÚVIO –
Mudança dos nomes:
ABRÃO – significa pai das alturas, mudou para ABRAÃO – significa pai de uma multidão
JACÓ mudou depois para ISRAEL
JACÓ gerou JUDÁ, que gerou José (do Egito), de JUDÁ nasceu a descendência de JESUS.


1- Criação - Céu, terra, mundo, homem
6- Dilúvio
11- Jacó
2- Pecado
7- 2a civilização
12- Judá
3- 1o crime – Caim matou Abel
8- Confusão dos idiomas
13- José
4- 1a civilização
9- Abraão
 
5- Corrupção do gênero humano
10- Isaque
 


O homem é o plano maior de Deus dentro da criação. O pecado de Adão levou muito tempo, talvez não tenha sido a primeira tentação. O pecado abriu portas para outros crimes.
durou 1 ano e 17 dias (382 dias), mas só choveu 40 dias e 40 noites.
filhos de sete
filhos de Caim
(hebraico) – não encontraram em português uma tradução correta, então puseram como DIA. O mais correto seria ERA ou PERÍODO.

Fonte:
Bíblia de Estudo Plenitude, Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Estudo do Evangelista, Bíblia de Estudo Almeida, Bíblia de Estudo Vida, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário