Autor : provavelmente Josué
Data: Séc. XIV aC Tema: A conquista de Canaã
Josué foi o líder do hebreus depois de Moisés, também chamado de OSÉIAS, era filho de NUM. Destruir Jericó.
Local : Israel está para conquistar CANAÃ. JOSUÉ morre com 110 anos.
É a continuação do Pentateuco. Relata a travessia do Jordão por Israel, depois da morte de Moisés para a entrada em Canaã, bem como a conquista e o povoamento de Canaã pelas 12 tribos sob a liderança de Josué.
A data bíblica aproximada da invasão de Canaã por Israel é 1405 aC.
O livro abrange os 25-30 anos consecutivos da história de Israel e conta como Deus "deu... a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais" (21;43). O livro tem o nome do autor que se destaca como líder escolhido por Deus, do começo ao fim do livro Josué viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, testemunhou as DEZ PRAGAS que DEUS enviou como castigo, a 1a páscoa, a travessia milagrosa do Mar Vermelho e os sinais (e juízos) sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto. Serviu a Moisés como comandante militar na batalha contra os AMALEQUITAS, pouco depois da saída do Egito (Ex 17:8-16).
O livro foi escrito como um registro da FIDELIDADE DE DEUS, no cumprimento de suas promessas pactuais a Israel, concernentes à terra de Canaã (23;14 cf Gn 12:6-7_.
A narrativa abrange eventos desde a morte de Moisés até a morte de Josué, período de 24 anos. Conquista da Terra Prometida. Estabelecimento na terra. Despedida e morte de Josué.
TEMA PRINCIPAL: A conquista e a divisão da terra de Canaã
PENSAMENTO CHAVE: Como ter êxito nas lutas da vida,1:8-9.
Considerações Preliminares
O livro de Josué é a continuação do Pentateuco. Relata a travessia do Jordão por Israel, depois da morte de Moisés, para a entrada em Canaã, bem como a conquista e o povoamento de Canaã pelas doze tribos sob a liderança de Josué. A data bíblica aproximada da invasão de Canaã por Israel é 1405 a.C. O livro abrange os 25-30 anos consecutivos da história de Israel, e conta como Deus "deu... a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais" (21.43). Apropriadamente, o livro recebe o nome do seu personagem principal, que se destaca como o líder escolhido por Deus, do começo ao fim do livro. Os antecedentes pessoais de Josué muito contribuíram para que se tornasse o líder da conquista. Josué viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, e testemunhou as dez pragas que Deus enviou a esse país como castigo, a primeira Páscoa, a travessia milagrosa do mar Vermelho e os sinais (e juízos) sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto.
Serviu a Moisés como comandante militar na batalha contra os amalequitas, pouco depois da saída do Egito (Êx 17.8-16). Somente ele acompanhou Moisés na subida ao monte Sinai,
quando Deus deu a Israel os dez mandamentos (Êx 24.12-18). Como auxiliar de Moisés, Josué demonstrava intensa devoção e amor a Deus, e muitas vezes permaneceu na presença do Senhor por um longo período (Êx 33.11). Era um homem que se deleitava na santa presença de Deus. Por certo, aprendeu muito com Moisés, seu conselheiro e guia de confiança, a respeito dos caminhos de Deus e das dificuldades na condução do povo. Em Cades-Barnéia, Josué serviu a Moisés como um dos doze espias que observaram a terra de Canaã. Ele, juntamente com Calebe, rejeitou energicamente o relatório da maioria, que retratava a incredulidade do povo (Nm 14). Muitos anos antes de substituir Moisés como líder de Israel, Josué demonstrou ser um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência inconteste, oração e dedicação a Deus e à sua palavra. Quando foi escolhido para substituir Moisés, já era um homem "em que há o Espírito" (Nm 27.18; Dt 34.9).
A tradição judaica, no Talmude, atribui a Josué a autoria literária do livro. Duas vezes o livro menciona o ato de escrever em conexão com Josué (18.9; 24.26). As evidências internas do livro indicam enfaticamente que o seu autor foi testemunha ocular da conquista (cf. "nos" em 5.6; note-se que Raabe ainda vivia quando o autor escreveu, 6.25). As partes do livro acrescentadas depois da morte de Josué e.g., 15.13-17 (cf. Jz 1.9-13); 24.29-33 — foram talvez escritas por um dos "anciãos que ainda viveram muito depois de Josué" (24.31). Josué morreu cerca de 1375 a.C., aos 110 anos de idade (24.29).
Propósito
O livro de Josué foi escrito como um registro da fidelidade de Deus, no cumprimento de suas promessas pactuais a Israel, concernentes à terra de Canaã (23.14; cf. Gn 12.6-7). As vitórias da conquista aparecem como os atos libertadores da parte de Deus pró Israel sobre uma decadente cultura cananéia (Dt 9.4). A violência neste livro deve ser enquadrada nesta perspectiva. A arqueologia confirma que o povo cananeu era caracterizado por extrema depravação e crueldade quando Israel ocupou a terra.
Visão Panorâmica
Josué começa onde Deuteronômio termina. Israel estava acampado nas planícies de Moabe (Dt 34.1), diretamente a leste de Jericó e rio Jordão. O livro divide-se em três partes.
- (1.1—5.15). Descreve a designação de Josué por Deus, como sucessor de Moisés, e os preparativos de Israel para entrar em Canaã (1.1—3.13), sua travessia do Jordão (3.14—4.24), e suas primeiras atividades na terra consoante o concerto (cap. 5). Deus prometeu a Josué: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado" (1.3).
- (6.1—13.7). Descreve como Israel avançou obedientemente contra cidades-estados bem armadas e com muros fortificados. Deus deu ao seu povo vitórias decisivas no centro de Canaã (6—8), no sul (9; 10) e no norte (11; 12), e assim Israel obteve o controle das terras montanhosas (de norte ao sul) e do Neguebe. A maneira altamente singular da conquista de Jericó demonstrou claramente a Israel quem era o Príncipe da sua salvação (cap. 6). A derrota de Israel em Ai revela a imparcialidade do livro e a obediência devotada que Deus requeria da parte de Israel (cap. 7).
- (13.8—22.34). Descreve a repartição da terra, por Josué, entre as doze tribos; a herança de Calebe; as seis cidades de refúgio; e as quarenta e oito cidades levíticas dentre as tribos. O livro termina com duas mensagens de despedida por Josué (23.1—24.28) e um tributo post-mortem a Josué e Eleazar (24.29-33).
Temos sete características neste livro.
- É o primeiro dos livros históricos do AT a descrever a história de Israel como nação na Palestina.
- Oferece muitos aspectos da admirável vida de Josué como o escolhido de Deus para completar a missão de Moisés: estabelecer Israel como o povo do concerto na terra prometida.
- O livro registra vários milagres divinos em favor de Israel, sendo que os dois mais notáveis são a queda de Jericó (cap. 6) e o prolongamento das horas da luz do dia, na batalha em Gibeão (cap. 10).
- É o principal dos livros do AT a descrever o conceito da "guerra santa" como missão específica e limitada, prescrita por Deus e inclusa no contexto mais amplo da história da salvação.
- O livro ressalta três grandes verdades no tocante ao relacionamento entre Deus e o seu povo do pacto:
- sua fidelidade;
- sua santidade; e
- a sua salvação.
- O livro ressalta a importância de manter viva a memória dos atos redentores de Deus em favor do seu povo, e de perpetuar esse legado de geração em geração.
- O relato prolongado que o livro registra da transgressão de Acã e do seu subseqüente castigo (cap. 7), juntamente com outras admoestações, advertências e castigos, enfatiza a importância do temor do Senhor no coração do seu povo.
O Cumprimento no NT
O nome Josué (hb. Yehoshua’ ou Yeshua’) é o equivalente hebraico do nome "Jesus" no NT, em grego (ver 1.1 nota). Josué, no seu encargo de introduzir Israel na terra prometida, é um tipo ou prefiguração no AT, de Jesus, cuja obra foi levar "muitos filhos à glória" (Hb 2.10; 4.1-13; 2 Co 2.14). Além disso, assim como o primeiro Josué usou a espada do terrível juízo divino na conquista, assim também o segundo Josué a usará na conquista das nações no fim da história (Ap 19.11-16).
ANÁLISE HISTÓRICA.
1) A invasão da terra, caps. 1-5
2) A queda de Jericó, cap. 6.
3) A batalha em Ai, e Israel em Ebal e Gerizim, caps. 7-8.
4) A Conquista do Sul, cap. 10.
5) A Conquista do Norte e a lista dos reis mortos, caps. 11-12.
6) A divisão da terra , a designação das cidades de refúgio, etc., caps. 13-22.
7) Palavras de despedida e morte de Josué, caps. 23-24.
LICÃO SUGERIDA. A certeza do cumprimento dos propósitos divinos.
1) Nos juízos vindouros sobre os cananeus devido aos seus grandes pecados.
2) Nos descendentes de Abraão por possuírem a terra de acordo com a promessa de Deus.
TIPOS:
De acordo com uma concepção comum:
- a travessia do Jordão representa a morte, e Canaã , o céu.
Vamos ver, uma melhor analogia.
Canaã
Um tipo da vida cristã mais elevada, que deve ser ganha através da luta espiritual, Rm. 7:23.
Os Cananeus
Um tipo de nossos inimigos espirituais, Ef. 6:12.
A luta de Israel - Um tipo da luta da fé, I Tm 6:12
O descanso de Israel - Após a conquista (Js 11:23) , um tipo do descanso da alma, Hb 4:9.
Os cananeus parcialmente subjugados - Um tipo dos pecados persistentes ainda não conquistados Hb. 12.1.
PORÇÕES SELETAS
a) Deus anima a Josué, 1:1-9.
b) Palavras de despedida de Josué, 23:1-16; 24:1-27.
Esboço
I. Preparação para Entrar e a Entrada em Canaã (1.1—5.15)
A. Deus Designa Josué (1.1-9)
B. Preparação para a Travessia do Jordão (1.10—3.13)
C. A Travessia do Rio Jordão (3.14—4.25)
D. Circuncisão, Páscoa e Reunião em Gilgal (5.1-15)
II. A Conquista da Terra Prometida (6.1—13.7)
A. Conquistas em Canaã Central (6.1—8.35)
1. Vitória em Jericó (6.1-27)
2. Derrota em Ai pelo Pecado de Acã (7.1-26)
3. Vitória em Ai (8.1-29)
4. Adoração e Renovação do Concerto em Siquém (8.30-35)
B. Conquistas em Canaã Sul (9.1—10.43)
1. Tratado com os Gibeonitas (9.1-27)
2. Destruição da Coalizão Amorita (10.1-43)
C. Conquistas em Canaã Norte (11.1-15)
D. Conquistas Efetuadas (11.16—12.24)
E. Territórios por Conquistar (13.1-7)
III. Repartição da Terra (13.8—22.34)
A. Tribos a Leste do Jordão (13.8-33)
B. Tribos a Oeste do Jordão (14.1—19.51)
C. Territórios Especiais (20.1—21.45)
1. Seis Cidades de Refúgio (20.1-9)
2. Cidades dos Levitas (21.1-45)
D. Retorno das Tribos do Leste (22.1-34)
IV. Mensagens de Despedida de Josué (23.1— 24.28)
A. Aos Governantes de Israel (23.1-16)
B. A Todo Israel; Renovação do Concerto em Siquém (24.1-28)
Conclusão (24.29-33)
A. Morte e Sepultamento de Josué (24.29-31)
B. Sepultamento dos Ossos de José (24.32)
C. Morte e Sepultamento de Eleazar (24.33)
0 comentários:
Postar um comentário