LIVRO DE LEVÍTICO
Autor: Moisés
Data : cerca de 1445-1405 aC Tema: Santidade
Chamado assim pois conta os regulamentos e as observações que dizem a respeito do SACERDÓCIO
LEVÍTICO. As ordenanças de Levíticos foram encravadas na cruz cl 2.14. Depois da destruição de Jeruzalém no ano 70 aC muitos destes ritos prescritos no livro tornaram-se inteiramente obsoletos.
EXODO trata da REDENÇÃO de um povo em SERVIDÃO.
LEVÍTICO mostra um povo redimido aproximando-se de Deus.
Sacrifícios, Sacerdócio ARÔNICO, LEVÍTICO, segundo a ORDEM MELQUISEDEQUE. Festas, Dia da Expiação (Dia do Jejum Nacional), LEIS CERIMONIAS
De 1 a 15 - como chegar a Deus
16 - encontro com Deus
17 a 27 – como usufruir do encontro com Deus.
27 – fala da diferença entre:
SANTIFICAÇÃO – você dedica a Deus mas usufrui do bem, você usa.
CONSAGRAÇÃO – é a entrega total a Deus.
NOME: Derivado do nome da tribo de Levi.
Considerações Preliminares
Levítico está estreitamente ligado ao livro de Êxodo. Êxodo registra como os israelitas foram libertos do Egito, receberam a lei de Deus, e construíram o Tabernáculo segundo o modelo determinado por Deus; termina quando o Santo vem habitar no Tabernáculo recém-construído (Êx 40.34). Levítico contém as leis que Deus deu a Moisés durante os dois meses entre o término do Tabernáculo (Êx 40.17) e a partida de Israel do monte Sinai (Nm 10.11). O título "Levítico" deriva, não da Bíblia hebraica, mas das versões em grego e latim. Esse título poderia levar alguém a julgar que o livro trata somente do sacerdócio levítico. O caso é diferente, pois boa parte do livro relaciona-se com todo o Israel.
Levítico é o terceiro livro de Moisés. Mais de cinqüenta vezes, o livro declara que seu conteúdo encerra as palavras e a revelação que Deus deu diretamente a Moisés para Israel, as quais, Moisés, a seguir, reduziu à forma escrita. Jesus faz referência a um trecho de Levítico e o atribui a Moisés (Mc 1.44). O apóstolo Paulo refere-se a um trecho deste livro ao afirmar "Moisés descreve... dizendo..." (Rm 10.5). Os críticos que atribuem Levítico a um escritor sacerdotal de época muito posterior, rejeitam a autenticidade do testemunho bíblico (ver a introdução a Êxodo).
Propósito
Levítico foi escrito para instruir os israelitas e seus mediadores sacerdotais acerca do seu acesso a Deus por meio do sangue expiador e para expor o padrão divino da vida santa que deve ter o povo escolhido de Deus.
Visão Panorâmica
Dois temas muito importantes sobressaem em Levítico:
a expiação e a santidade.
Os caps. 1 a 16 contêm o provimento de Deus para a redenção do pecado e para desfazer a separação entre Deus e a humanidade, em conseqüência do pecado. O substantivo "expiação" (hb. kaphar) ocorre cerca de quarenta e oito vezes em Levítico. O seu significado básico é "cobrir, prover uma cobertura". Os sacrifícios vicários do AT (1—7) cobriam temporariamente o pecado, mediante o sangue (cf. Hb 10.4), até o dia em que Jesus Cristo morresse como o sacrifício perfeito para "tirar o pecado do mundo" (cf. Jo 1.29; Rm 3.25; Hb 10.11,12). Os sacerdotes Levíticos (8—10) prenunciam o ministério de mediador de Cristo, enquanto que o dia anual da expiação (cap. 16) prenuncia a sua crucificação.
Os caps. 17 a 27 apresentam uma série de normas práticas, pelas quais Deus chamava o seu povo à pureza e à vida santa. O mandamento reiterado por Deus é: "Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" (19.2; 20.7, 26). Os termos hebraicos que significam "santo" ocorrem mais de cem vezes em Levítico, e, quando aplicados ao ser humano, falam de pureza e de obediência. A santidade é vista nas cerimônias (cap. 17) e na adoração (23 a 25), mas principalmente nos eventos da vida diária (18—22). Levítico termina com uma admoestação por Moisés (cap. 26) e com instruções a respeito de certos votos especiais (cap. 27).
Temos quatro características em Levítico.
A revelação divina, no sentido da palavra direta da parte de Deus, é mais patente em Levítico do que em qualquer outro livro da Bíblia. Nada menos que trinta e oito vezes, o livro de Levítico declara expressamente que o Senhor falou a Moisés.
O livro dá instruções detalhadas sobre os diversos sacrifícios e a expiação vicária.
O cap. 16 é o principal da Bíblia no detalhamento do Dia da Expiação.
Levítico ressalta o fato de que o povo de Israel devia cumprir sua vocação sacerdotal, vivendo em pureza moral e espiritual, separado doutras nações e obediente a Deus.
O Cumprimento no NT
Devido à ênfase redobrada à expiação pelo sangue e à santidade, Levítico tem relevância permanente para os crentes do novo concerto. O NT ensina que o sangue expiador de animais sacrificiais, realçado em Levítico, era "a sombra dos bens futuros" (Hb 10.1) a indicar o sacrifício, uma vez para sempre, de Cristo, pelo pecado (Hb 9.12). O mandamento bíblico
para que o crente seja santo pode ser perfeitamente cumprido pelo crente do novo concerto, através do sangue precioso de Cristo; a chamada do crente é para que ele seja santo em todas as áreas da sua vida (1 Pe 1.15). O segundo grande mandamento, conforme Jesus o definiu, deriva de Lv 19.18: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.39).
PALAVRAS CHAVE: . Acesso e santidade.
CONTEÚDO : Um compêndio das leis divinas.
PERSONAGEM CENTRAL: O sumo sacerdote.
TEMA CENTRAL:. Como pode um pecador aproximar-se de um Deus Santo?
A palavra santo ocorre mais de oitenta vezes no livro.
LIVRO COMPANHEIRO: Hebreus.
SÍNTESE:
I. A Vida de Acesso a Deus.
1) Por meios de sacrifícios e ofertas
a) Holocaustos, que significavam expiação e consagração, 1:2-9
b) Oblações, que significavam ação de graças, 2:1-2.
c) Ofertas pelo Pecado, que significavam reconciliação, cap. 4.
d) Ofertas pela transgressão, que significavam limpeza de culpa, 6:2-7.
e) Ofertas de Paz, 6:11-15.
2) Através da mediação sacerdotal. O sacerdócio humano:
seu chamado,8:1-15;
sua limpeza 8:6;
seus ornamentos 8:7-13;
sua expiação, 7:14-34;
exemplos de sua vida pecaminosa, cap. 10.
II. Leis especiais que governam a Israel.
1) Quanto ao alimento, cap. 11.
2) Quanto à limpeza, higiene, costumes, moral, etc., todas enfatizavam a pureza de vida como condição para obter o favor divino, caps. 12-20.
3) Pureza dos sacerdotes e das ofertas, caps. 21-22.
III. As cincos festas anuais.
1) A festa da Páscoa, começava no dia 14 de abril, 23.5. Em comemoração do êxodo.
2) A festa do Pentecoste (ou das semanas), o sexto dia junho em comemoração da promulgação da lei, 23:15.
3) A festa das Trombetas, o primeiro dia de outubro, 23:23-25.
4) O dia da expiação, o décimo dia de outubro. O sacerdote entrava no Lugar Santíssimo e fazia expiação pelos pecados do povo, caps. 16 e 23:26-32.
5) A festa dos Tabernáculos, começava no décimo quinta dia de outubro. Comemorava a vida no deserto e agradecia a Deus pela colheita, 23:39-43.
IV. Leis e instruções gerais.
1) O ano sabático. Um ano em cada sete a terra era deixada sem cultivo, 25:2-7
2) O ano do Jubilei. Um ano em cada cinqüenta era designado para que os escravos fossem libertados, as dívidas perdoadas e uma restituição geral tivesse lugar, 25:8-16.
3) Condições para as bênçãos e advertências acerta do castigo, cap. 26.
4) A lei dos Votos, cap. 27.
Esboço
I. O Caminho para Deus: A Expiação (1.1—16.34)
A. Através dos Sacrifícios (1.1—7.38)
1. O Holocausto (1.1-17)
2. A Oferta de Manjares (2.1-16)
3. O Sacrifício Pacífico (3.1-17)
4. A Oferta pelo Pecado Não Intencional (4.1—5.13)
5. A Oferta pela Culpa (5.14—6.7)
6. O Holocausto Contínuo e as Ofertas dos Sacerdotes (6.8-23)
7. A Disposição da Vítima na Oferta pelo Pecado, na Oferta pela Culpa, e no Sacrifício Pacífico (6.24—7.27)
8. A Oferta Alçada e o Resumo das Ofertas (7.28-38)
B. Através da Intercessão Sacerdotal (8.1—10.20)
C. Através das Leis da Purificação (11.1—15.33)
D. Através do Dia Anual da Expiação (16.1-34)
II. Requisito para o Andar Diante de Deus: a Santidade (17.1—27.34)
A. Santidade Através da Revelação do Sangue (17.1-16)
B. Santidade Através dos Padrões Morais (18.1—22.33)
C. Santidade Através da Adoração Normal (23.1—24.23)
D. Santidade Através das Leis da Reparação, da Obediência e da Consagração (25.1—27.34)
Fonte:
Bíblia de Estudo Plenitude, Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Estudo do Evangelista, Bíblia de Estudo Almeida, Bíblia de Estudo Vida, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
No livro de levitico veja o cuidado de Jeova para que as pessoas não se contaminem. Existe um cuidado para não haver contaminação tanto espiritual quanto fisico.
ResponderExcluir