LIVRO DE LEVÍTICO


Autor: Moisés
Data : cerca de 1445-1405 aC Tema: Santidade
Chamado assim pois conta os regulamentos e as observações que dizem a respeito do SACERDÓCIO
LEVÍTICO. As ordenanças de Levíticos foram encravadas na cruz cl 2.14. Depois da destruição de Jeruzalém no ano 70 aC muitos destes ritos prescritos no livro tornaram-se inteiramente obsoletos.

EXODO trata da REDENÇÃO de um povo em SERVIDÃO.
LEVÍTICO mostra um povo redimido aproximando-se de Deus.

Sacrifícios, Sacerdócio ARÔNICO, LEVÍTICO, segundo a ORDEM MELQUISEDEQUE. Festas, Dia da Expiação (Dia do Jejum Nacional), LEIS CERIMONIAS
De 1 a 15 - como chegar a Deus
16 - encontro com Deus
17 a 27 – como usufruir do encontro com Deus.
27 – fala da diferença entre:
SANTIFICAÇÃO – você dedica a Deus mas usufrui do bem, você usa.
CONSAGRAÇÃO – é a entrega total a Deus.

NOME: Derivado do nome da tribo de Levi.

Considerações Preliminares
Levítico está estreitamente ligado ao livro de Êxodo. Êxodo registra como os israelitas foram libertos do Egito, receberam a lei de Deus, e construíram o Tabernáculo segundo o modelo determinado por Deus; termina quando o Santo vem habitar no Tabernáculo recém-construído (Êx 40.34). Levítico contém as leis que Deus deu a Moisés durante os dois meses entre o término do Tabernáculo (Êx 40.17) e a partida de Israel do monte Sinai (Nm 10.11). O título "Levítico" deriva, não da Bíblia hebraica, mas das versões em grego e latim. Esse título poderia levar alguém a julgar que o livro trata somente do sacerdócio levítico. O caso é diferente, pois boa parte do livro relaciona-se com todo o Israel.
Levítico é o terceiro livro de Moisés. Mais de cinqüenta vezes, o livro declara que seu conteúdo encerra as palavras e a revelação que Deus deu diretamente a Moisés para Israel, as quais, Moisés, a seguir, reduziu à forma escrita. Jesus faz referência a um trecho de Levítico e o atribui a Moisés (Mc 1.44). O apóstolo Paulo refere-se a um trecho deste livro ao afirmar "Moisés descreve... dizendo..." (Rm 10.5). Os críticos que atribuem Levítico a um escritor sacerdotal de época muito posterior, rejeitam a autenticidade do testemunho bíblico (ver a introdução a Êxodo).
Propósito
Levítico foi escrito para instruir os israelitas e seus mediadores sacerdotais acerca do seu acesso a Deus por meio do sangue expiador e para expor o padrão divino da vida santa que deve ter o povo escolhido de Deus.
Visão Panorâmica
Dois temas muito importantes sobressaem em Levítico:
  • a expiação e a santidade.
  1. Os caps. 1 a 16 contêm o provimento de Deus para a redenção do pecado e para desfazer a separação entre Deus e a humanidade, em conseqüência do pecado. O substantivo "expiação" (hb. kaphar) ocorre cerca de quarenta e oito vezes em Levítico. O seu significado básico é "cobrir, prover uma cobertura". Os sacrifícios vicários do AT (1—7) cobriam temporariamente o pecado, mediante o sangue (cf. Hb 10.4), até o dia em que Jesus Cristo morresse como o sacrifício perfeito para "tirar o pecado do mundo" (cf. Jo 1.29; Rm 3.25; Hb 10.11,12). Os sacerdotes Levíticos (8—10) prenunciam o ministério de mediador de Cristo, enquanto que o dia anual da expiação (cap. 16) prenuncia a sua crucificação.
  2. Os caps. 17 a 27 apresentam uma série de normas práticas, pelas quais Deus chamava o seu povo à pureza e à vida santa. O mandamento reiterado por Deus é: "Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" (19.2; 20.7, 26). Os termos hebraicos que significam "santo" ocorrem mais de cem vezes em Levítico, e, quando aplicados ao ser humano, falam de pureza e de obediência. A santidade é vista nas cerimônias (cap. 17) e na adoração (23 a 25), mas principalmente nos eventos da vida diária (18—22). Levítico termina com uma admoestação por Moisés (cap. 26) e com instruções a respeito de certos votos especiais (cap. 27).
Temos quatro características em Levítico.
  1. A revelação divina, no sentido da palavra direta da parte de Deus, é mais patente em Levítico do que em qualquer outro livro da Bíblia. Nada menos que trinta e oito vezes, o livro de Levítico declara expressamente que o Senhor falou a Moisés.
  2. O livro dá instruções detalhadas sobre os diversos sacrifícios e a expiação vicária.
  3. O cap. 16 é o principal da Bíblia no detalhamento do Dia da Expiação.
  4. Levítico ressalta o fato de que o povo de Israel devia cumprir sua vocação sacerdotal, vivendo em pureza moral e espiritual, separado doutras nações e obediente a Deus.
O Cumprimento no NT
Devido à ênfase redobrada à expiação pelo sangue e à santidade, Levítico tem relevância permanente para os crentes do novo concerto. O NT ensina que o sangue expiador de animais sacrificiais, realçado em Levítico, era "a sombra dos bens futuros" (Hb 10.1) a indicar o sacrifício, uma vez para sempre, de Cristo, pelo pecado (Hb 9.12). O mandamento bíblico
para que o crente seja santo pode ser perfeitamente cumprido pelo crente do novo concerto, através do sangue precioso de Cristo; a chamada do crente é para que ele seja santo em todas as áreas da sua vida (1 Pe 1.15). O segundo grande mandamento, conforme Jesus o definiu, deriva de Lv 19.18: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.39).
PALAVRAS CHAVE: . Acesso e santidade.
CONTEÚDO : Um compêndio das leis divinas.
PERSONAGEM CENTRAL: O sumo sacerdote.
TEMA CENTRAL:. Como pode um pecador aproximar-se de um Deus Santo?
A palavra santo ocorre mais de oitenta vezes no livro.
LIVRO COMPANHEIRO: Hebreus.
SÍNTESE:
I. A Vida de Acesso a Deus.
1) Por meios de sacrifícios e ofertas
a) Holocaustos, que significavam expiação e consagração, 1:2-9
b) Oblações, que significavam ação de graças, 2:1-2.
c) Ofertas pelo Pecado, que significavam reconciliação, cap. 4.
d) Ofertas pela transgressão, que significavam limpeza de culpa, 6:2-7.
e) Ofertas de Paz, 6:11-15.
2) Através da mediação sacerdotal. O sacerdócio humano:
seu chamado,8:1-15;
sua limpeza 8:6;
seus ornamentos 8:7-13;
sua expiação, 7:14-34;
exemplos de sua vida pecaminosa, cap. 10.
II. Leis especiais que governam a Israel.
1) Quanto ao alimento, cap. 11.
2) Quanto à limpeza, higiene, costumes, moral, etc., todas enfatizavam a pureza de vida como condição para obter o favor divino, caps. 12-20.
3) Pureza dos sacerdotes e das ofertas, caps. 21-22.
III. As cincos festas anuais.
1) A festa da Páscoa, começava no dia 14 de abril, 23.5. Em comemoração do êxodo.
2) A festa do Pentecoste (ou das semanas), o sexto dia junho em comemoração da promulgação da lei, 23:15.
3) A festa das Trombetas, o primeiro dia de outubro, 23:23-25.
4) O dia da expiação, o décimo dia de outubro. O sacerdote entrava no Lugar Santíssimo e fazia expiação pelos pecados do povo, caps. 16 e 23:26-32.
5) A festa dos Tabernáculos, começava no décimo quinta dia de outubro. Comemorava a vida no deserto e agradecia a Deus pela colheita, 23:39-43.
IV. Leis e instruções gerais.
1) O ano sabático. Um ano em cada sete a terra era deixada sem cultivo, 25:2-7
2) O ano do Jubilei. Um ano em cada cinqüenta era designado para que os escravos fossem libertados, as dívidas perdoadas e uma restituição geral tivesse lugar, 25:8-16.
3) Condições para as bênçãos e advertências acerta do castigo, cap. 26.
4) A lei dos Votos, cap. 27.
Esboço
I. O Caminho para Deus: A Expiação (1.1—16.34)
A. Através dos Sacrifícios (1.1—7.38)
1. O Holocausto (1.1-17)
2. A Oferta de Manjares (2.1-16)
3. O Sacrifício Pacífico (3.1-17)
4. A Oferta pelo Pecado Não Intencional (4.1—5.13)
5. A Oferta pela Culpa (5.14—6.7)
6. O Holocausto Contínuo e as Ofertas dos Sacerdotes (6.8-23)
7. A Disposição da Vítima na Oferta pelo Pecado, na Oferta pela Culpa, e no Sacrifício Pacífico (6.24—7.27)
8. A Oferta Alçada e o Resumo das Ofertas (7.28-38)
B. Através da Intercessão Sacerdotal (8.1—10.20)
C. Através das Leis da Purificação (11.1—15.33)
D. Através do Dia Anual da Expiação (16.1-34)
II. Requisito para o Andar Diante de Deus: a Santidade (17.1—27.34)
A. Santidade Através da Revelação do Sangue (17.1-16)
B. Santidade Através dos Padrões Morais (18.1—22.33)
C. Santidade Através da Adoração Normal (23.1—24.23)
D. Santidade Através das Leis da Reparação, da Obediência e da Consagração (25.1—27.34)

Fonte:
Bíblia de Estudo Plenitude, Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Estudo do Evangelista, Bíblia de Estudo Almeida, Bíblia de Estudo Vida, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

1 comentários:

  1. No livro de levitico veja o cuidado de Jeova para que as pessoas não se contaminem. Existe um cuidado para não haver contaminação tanto espiritual quanto fisico.

    ResponderExcluir