Descobertas 20 múmias em Assuã

Já faz mais de um mês que uma equipe da Universidade de Jaén (UJA) trabalha no sítio arqueológico da necrópole de Qubbet el-Hawa localizada em Assuã (Sul do Egito). Durante este tempo os acadêmicos encontraram mais de vinte múmias de diferentes períodos, além de outros artefatos arqueológicos, dentre eles, um sarcófago de madeira.
Sarcófago encontrado pela a equipe do professor Alejandro Jiménez Serrano da Universidade de Jaén em Janeiro de 2012.
 Foto disponível em < http://fotos.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/arqueologia/arqueologos-espanoles-hallan-una-veintena-de-momias-y-un-sarcofago-en-egipto_DKX4hY3kM1H8KgTdS8qb94/ >.
Os trabalhos estão centrados na área da tumba de um governador da XII Dinastia (entre 1991 a.C e 1783 a.C – Médio Império), mas foram realizadas descobertas também em áreas periféricas. Esta é a quarta missão da equipe que é coordenada pelo historiador Alejandro Jiménez Serrano (que lidera pesquisadores tanto da Espanha como da Inglaterra) e seguirá até o dia 03 de março de 2012.

Até o final da temporada o professor Serrano espera fazer a descoberta de câmeras mais profundas como também de outros artefatos. Para auxiliar na campanha foram empregadas tecnologias como o do RTI (Reflectance Transformation Imaging) que digitaliza documentos e da scaner 3D que segundo o historiador auxiliam na melhor leitura dos hieróglifos.

A necrópole de Qubbet el-Hawa recebeu tumbas de altos funcionários das províncias sulistas do Egito desde períodos anteriores a VI Dinastia. É possível que alguns destes funcionários tenham vindo a servir o seu faraó reinante durante as negociações em prol de uma boa relação entre os núbios (ou quem sabe os povos do decerto ocidental) com as sociedades das margens do Nilo.

Fonte da notícia:
Arqueólogos de Jaén descubren 20 momias y un sarcófago en Asuán. Disponível em < http://www.europapress.es/sociedad/ciencia/noticia-arqueologos-jaen-descubren-20-momias-sarcofago-asuan-20120213141000.html > Acesso em 13 de fevereiro de 2012.

Arqueólogos españoles hallan una veintena de momias y un sarcófago en Egipto. Disponível em < http://noticias.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/arqueologia/arqueologos-espanoles-hallan-una-veintena-de-momias-y-un-sarcofago-en-egipto_ADTnkDg0LcKdN7O6zy0nl1/ > Acesso em 13 de fevereiro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário